Menu Fechar

26/5 – São Filipe Neri, Confessor

Fundador dos padres oratorianos, foi chamado, pelo seu carácter amável, o “santo da alegria” ou “o jogral de Deus”. Pode, pois, ser nosso poderoso intercessor quando estivermos acabrunhados pelo peso da vida ou nos períodos de tristeza ou depressão, infelizmente tão frequentes nos difíceis dias em que vivemos.

Segundo filho de Francisco Neri e Lucrecia de Mosciano, Filippo Romolo Neri nasceu no ano de 1515 na bela cidade de Florença, sendo baptizado na igreja de São Pedro Gattolino no dia seguinte. Francisco, seu pai, era um modesto tabelião, mas a família havia sido nobilitada no serviço do Estado, por ter exercido durante gerações funções de relevo na cidade.

Felipe tinha apenas cinco anos quando perdeu a mãe, mas encontrou na madrasta uma digna sucessora, que o amou como filho. O menino era tão amável, jovial e terno, que era conhecido como “Pippo Buono”, “o bom Filipinho”. A sua bondade de coração e a sua amabilidade, permeadas pela graça divina, tornar-se-iam depois o grande segredo das suas conquistas apostólicas.

Em 1534, aos 20 anos incompletos, Filipe partiu para Roma e lá se tornou preceptor de dois filhos de um seu conterrâneo, Galeotto del Caccia. Dois anos depois, resolveu recomeçar os seus estudos de filosofia com os agostinianos.

Foi no ano de 1544 que, segundo o santo, se deu a sua “conversão”, ou entrega mais decidida ao serviço de Deus. Rezava ele na catacumba de São Sebastião quando, segundo um de seus biógrafos, “foi golpeado por um ímpeto de ardor, uma irrupção do Espírito Santo, que o fez cair por terra e marcar o corpo”. Sobre isso, afirmou o médico do santo: “disse-me que, aos 30 anos, estava com grande fervor, e pediu ao Espírito Santo que lhe desse um cúmulo de espírito; e disse-me que lhe foi dado tanto, que o lançou por terra. Ao levantar-se, sentiu elevado o peito e uma contusão por dentro, a qual durou enquanto viveu”.

Em 1547, São Filipe começou a frequentar a igreja da Arquiconfraria de São Jerónimo da Caridade, onde um grupo de sacerdotes seculares levava uma vida exemplar, constituindo uma pequena comunidade. Cada um vivia das suas próprias rendas, ao serviço do templo e da confraria, tendo mesa em comum, mas não se obrigando a nenhum voto. Este será o berço do Oratório de São Filipe Neri.

São Filipe foi ordenado sacerdote em 1551, dedicando-se ao exercício da confissão, no qual consumiu o resto dos seus dias. Muitos dos sacerdotes seus penitentes, levados pelo desejo de recolher a sua doutrina, passaram a ir visitá-lo diariamente. Pouco a pouco, tornaram-se tão numerosos, que foi preciso reuni-los numa igreja. Mas logo foi necessário distribuí-los em grupos, à frente dos quais São Filipe punha um dos discípulos mais capazes. Assim nasceu o Instituto do Oratório, sem outros votos que os compromissos do baptismo e da ordenação sacerdotal, sem outros vínculos que a caridade.

Muita coisa haveria a contar da rica biografia deste santo, que o espaço não nos permite. Assim, concluímos dizendo que São Filipe Neri entregou a sua alma a Deus no dia 26 de Maio de 1595, sendo canonizado 27 anos depois.


Foto: Guido Reni [Public domain]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *