Menu Fechar

19/5 – São Ivo de Kermartin, Confessor

São Ivo nasceu em Kermartin, na Bretanha, em 17 de Outubro de 1253, sendo filho de Helori, senhor local.

Em 1267, aos 14 anos, foi enviado para a Universidade de Paris, onde cursou Filosofia, Teologia e Direito Civil. Foi depois para Orleães estudar Direito Canónico.

Regressando à Bretanha depois de ter recebido as ordens menores, foi designado, em 1280, oficial, ou seja, juiz eclesiástico da Arquidiocese de Rennes. Entretanto, estudava Sagrada Escritura, e algum tempo depois tornou-se terceiro franciscano em Guingamp. Mais tarde, o Bispo de Tréguier convidou-o para seu oficial, cargo que ele aceitou.

Fora o período de 4 anos passados em Rennes como juiz eclesiástico – julgando litígios, heranças, contratos, casos matrimoniais, enfim, tudo menos processos criminais – e de 6 anos em Louannec, depois de ordenado, como pároco numa freguesia rural (1292-1298), residiu sempre no solar de Kermartin, que herdara dos pais. Nele havia um hospital e um orfanato, e lá estavam igualmente a sua capela de terceiro franciscano e seu escritório de consultas.

Não houve, enquanto ele viveu, advogado de tanto renome nem homem mais estimado na Bretanha.

São Ivo faleceu em Louannee, em 19 de Maio de 1303, foi enterrado em Tréguier e canonizado pelo santo Papa Clemente VI em 1347.

São Ivo é o patrono dos advogados.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × one =