Menu Fechar

22/2 – Cátedra de São Pedro

A igreja de São Pedro, em Roma, pode ser chamado a catedral das catedrais. Na verdade, a cátedra ou trono que se encontra em cada igreja episcopal é, em São Pedro do Vaticano, símbolo dum magistério universal, e está colocada na mais destacada evidência. A seu lado, na verdade, vive há séculos o Papa, embora tenha a sua sede episcopal em São João de Latrão.

A festa da cátedra de São Pedro em Roma é muito antiga. No século vi, porém, desapareceu do calendário romano, provavelmente por cair na Quaresma. Reapareceu em duas datas, 18 de Janeiro e 22 de Fevereiro, celebrando-se na primeira a cátedra de Roma, e na segunda, a de Antioquia. Durante muito tempo, a Igreja celebrou as duas datas, até que, em 1960, com a reforma das rubricas, ficaram reduzidas a uma só, a de hoje.

Festejar a cátedra de São Pedro é venerar, na pessoa de Pedro, os desígnios providenciais de Deus, que o escolheu para chefe dos apóstolos e primeiro pastor de sua Igreja. Todos os Papas, Bispos de Roma e sucessores de Pedro, são, como ele foi, os chefes da Igreja única e verdadeira, fundada por Nosso Senhor com a missão de transmitir a doutrina do Salvador, e de nos conduzir em seu nome.

 “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus, e tudo quanto ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo quanto desligares na Terra será desligado nos Céus” (Mt 16, 18-19).


Foto: Ricardo André Frantz [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − 8 =