Menu Fechar

30/8 – São Fiacre, Confessor

Filho mais velho de Eugénio IV, Rei da Escócia no século vi, foi colocado, com mais dois irmãos, sob a tutela de Conan, Bispo de Soder. Dócil às instruções do seu tutor, Fiacre demonstrou desde cedo preferir o serviço de Deus aos prazeres e honras do mundo. Por isso, chegando à idade adulta, apesar de ser o herdeiro, resolveu abandonar a corte do pai e retirar-se para um local solitário, onde pudesse estar ao abrigo das tormentas do século. Comunicou este plano à Princesa Sira, sua irmã, que quis segui-lo; decidiram então sair do seu país natal, onde lhes seria difícil levar uma vida de penitência, e embarcaram para França.

Chegados a França, dirigiram-se a cidade de Meaux, cujo bispo era São Farão, que encaminhou a princesa para um mosteiro de virgens consagradas, onde ela passou santamente o resto dos seus dias. São Fiacre, porém, preferia um local afastado, na floresta, para se ocupar da contemplação das coisas divinas.

São Farão deu a Fiacre um pedaço de terra que lhe pertencia, onde ele construiu um pequeno mosteiro, que consagrou à Virgem, e onde levava uma vida angélica, comendo pouco para poder dar de comer aos pobres e peregrinos que aí começaram a afluir.

Como o número dos pobres e peregrinos que acorriam ao mosteiro fosse crescendo, o santo começou a ter dificuldade em alimentá-los. Recorreu então novamente a São Farão, pedindo-lhe que lhe doasse um terreno com dimensão suficiente para plantar legumes, com os quais pudesse matar a fome aos seus visitantes. O santo bispo respondeu-lhe que lhe daria toda a terra que ele conseguisse abranger lavrando um dia inteiro. São Fiacre pôs mãos à obra, depois de se ter encomendado a Deus, e ocorreu que, à medida que ele avançava, a terra se abria por si mesma e as árvores iam caindo, libertando a área. O santo pôde, assim, dispor de uma grande área para plantar as suas hortaliças para os pobres e os peregrinos.

São Fiacre entregou a sua alma a Deus no dia 30 de Agosto de 670. O seu corpo foi enterrado na capela que tinha edificado em honra da Virgem Mãe de Deus.

São Fiacre é o padroeiro dos jardineiros.


Foto: Vassil [CC0]

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

five × one =