Menu Fechar

14/4 – São Lamberto de Lião, Abade

São Lamberto nasceu por volta do ano de 625, na aldeia francesa de Quernes, filho do senhor local. Segundo a sua categoria, foi educado na corte de Clotário III, onde conquistou a estima de todos, em especial a do Rei.

Apesar do futuro promissor que se abria à sua frente, Lamberto renunciou a tudo para se colocar sob a direcção do abade São Vandregisilo, na abadia de Fontenelle, onde recebeu o hábito monástico. São Lamberto distinguiu-se de tal maneira que, após a morte de São Vandregisilio, foi eleito seu sucessor. A sua grande sabedoria na administração levou a sua boa reputação para fora da abadia, fazendo com que os reis fossem buscar os seus exemplos e pedir-lhe conselhos.

Em 679, São Genésio, Bispo de Lião, morre e Lamberto é eleito para o substituir, com a recomendação do Rei e o consentimento do clero e do povo. A história não nos diz muito sobre o seu episcopado, excepto que gostava de se retirar para o silêncio da abadia de Donzère, que ele proprio havia fundado quando era abade de Fontenelle. São Lamberto morreu em 688.


Foto: DR

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

11 − 10 =