Celebra-se hoje o aniversário da trasladação da Santa Casa da Sagrada Família, no ano de 1291, de Nazaré, na Terra Santa, para Tersatz, na Dalmácia, e em 1294 para Loreto, em Itália, levada por anjos.
Essa Santa Casa, feita de pedras à maneira de os nazarenos construírem, era uma relíquia conservada pelos católicos da Terra Santa. Pequena como um relicário, sob o seu tecto sagrado “o anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo”. Nela São José exerceu o ofício de carpinteiro, e ensinou-o ao Divino Menino Jesus. Foi nela que Jesus Menino “crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor”. Por isso, esta Casa deveria ser um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré.
Quando os muçulmanos invadiram a Palestina, tudo conquistando a ferro e a fogo, os cristãos temeram pelos seus lugares santos.
Foi então que, no ano de 1291, por uma especial graça da Providência Divina, a Santa Casa de Nazaré foi transportada pelos anjos, primeiro para Tersatz, na Dalmácia, perto do Mar Adriático, e depois, no dia 10 de Dezembro de 1294, para um bosque em Loreto, na cidade de Recanati, em Itália.
Muitos santos tiveram devoção e visitaram a Santa Casa em Loreto. Entre eles, contam-se São Francisco Xavier, São Francisco de Borja, São Carlos Borromeu, São Luís Gonzaga, São Francisco de Sales, São Serafim de Montegranaro, São José de Cupertino, São Luís Maria Grignion de Montfort, São Bento José Labré e Santa Teresinha do Menino Jesus.