Menu Fechar

15/4 – Beato César de Bus, Confessor

César de Bus, que desejava seguir a carreira militar, estava quase a embarcar para atender ao chamamento de seu irmão, capitão ao serviço do Rei Carlos IX de França, quando foi impedido por uma enfermidade que o atingiu de maneira fulminante. Essa ocasião aproximou-o do Bispo de Cavaillon, a cidadezinha francesa da Provença onde tinha nascido, em 3 de Fevereiro de 1544.

Os Jesuítas de Avignon, um humilde capelão e uma camponesa, que o assistiram durante a convalescença, reconduziram-no, com as suas palavras e os seus exemplos, para a religião cristã, da qual se havia afastado. Não perdeu tempo: tão logo se curou, trocou de vida e pôs-se a estudar para se tornar sacerdote. Enquanto se preparava, começou a percorrer os sítios e fazendas ensinando o catecismo. Com o auxilio de um primo, Romillon, fundou centros de instrução religiosa nos recantos mais escondidos e esquecidos, nos quais começou a experimentar novos métodos de ensino da doutrina às crianças do meio rural.

César de Bus tornou-se sacerdote aos 38 anos e já reunia em torno de si muitos jovens, formando uma numerosa comunidade, que tomou o nome de Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, ou Doutrinários.

Depois de um longo período de sofrimento causado por uma enfermidade, César de Bus morreu, no dia 15 de Abril de 1607. As suas relíquias repousam em Roma, na igreja de Santa Maria in Monticelli.


Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × one =